sexta-feira, 3 de julho de 2015

CRIANÇAS ABANDONADAS QUE ESTÃO À VISTA

Os técnicos atribuem boa parte das causas para a subida dos casos de abandono às dificuldades económicas das famílias que incluem a incapacidade de assegurar a frequência de equipamentos quando estão ausentes ou a emigração de ambos os progenitores.
É também reconhecido pela generalidade das pessoas que lidam com estas matérias que os casos conhecidos são apenas uma amostra da realidade.
Por outro lado e neste contexto, creio que vale a pena não esquecer a existência de muitas crianças que estando à vista estarão abandonadas mas que por desatenção e menos carga dramática passam mais despercebidas.
Na verdade, existem muitíssimas crianças e jovens que vivem à beira de pais e professores para os quais passam completamente despercebidas, são as que eu chamo de crianças transparentes, olhamos para elas, através delas, como se não existissem, estão abandonadas.
Algumas delas não possuem ferramentas interiores para lidar com tal abandono e desaparecem, mantendo-se à nossa vista, no primeiro buraco que a vida lhes proporcionar, um ecrã, outros companheiros tão abandonados quanto eles, o consumo de algo que lhes faça companhia ou adrenalina de quem nada tem para perder.
Em muitas destas situações, ninguém dá por falta destas crianças ou adolescentes e também ninguém as procura.
Por vezes, perdem-se de vez.
Importa por isso que a comunidade esteja atenta e possa identificar situações desta natureza.

Sem comentários: