quarta-feira, 8 de julho de 2015

NOTÍCIAS DA PPP, AQUELA DO PRELIMINARY ENGLISH TEST

O Ministro Nuno Crato anunciou hoje que os resultados do Preliminary English Test vão contribuir para a nota dos alunos do 9º já a partir do próximo ano lectivo. Os resultados, melhores do que o ano passado, mostraram que cerca de 62% dos alunos ficaram aquém dos níveis esperados para o 9º ano.
Como é habitual na retórica do MEC, afirma também que as escolas, no uso da sua autonomia (qual?) decidirão qual o peso a atribuir mas foi adiantando que deve ser o mesmo da avaliação externa, os exames, ou seja, 30%. Entretanto, o Conselho das Escolas já veio recusar a oferta de "autonomia". "As escolas têm autonomia para definir o peso das provas internas, que são da sua responsabilidade. Se a prova é da responsabilidade de entidades externas, devem ser essas a definir" defende o dirigente do Conselho das Escolas.
A decisão dá outra solidez à PPP entre o MEC, Cambridge e outras estruturas privadas que, generosa e desinteressadamente, contribuem para a parceria público-privada. 
Dada a aparente relação fetichista de Nuno Crato com os exames porque não instituir um exame nacional de Ingês, como existe para Português Matemática, e inscrevê-lo na "rotina" de escolas alunos e professores?
O MEC já tinha informado que o montante pago pelas famílias, no âmbito da escolaridade obrigatória para um exme que é obrigatório cobre os custos do PET embora este ano a coisa não tenha corrido bem pelo que, provavelmente, o MEC terá de suportar os custos.
No entanto e não será por acaso que o IAVE recusa divulgar os custos da PPP, que os vários parceiros não falam sobre o assunto e ninguém esclarece porque mistério os recibos do pagamento dos certificados solicitados pelas famílias, (bem menos do que o esperado dada a sua quase inutilidade), têm sido passados pela Fundação Bissaya Barreto, algo de estranho numa iniciativa do MEC através do IAVE.
A Fundação empurra a explicação para o IAVE que ... não explica.
Recordo que foi também divulgado que o IAVE terá enviado emails aos professores referindo a possibilidade de acederem a um desconto na Livraria Britânica, se publicitassem alguns manuais preparatórios do Preliminary English Test.
Toda esta situação é bastante curiosa mas, lamentavelmente, não traz nada de novo. Como todos sabemos e reconhecemos o universo das PPPs em Portugal é tudo menos transparente.
Assim sendo, também não seria de esperar que a PPP que envolve a realização do teste de Inglês que de pouco serve, não convence as famílias, destrata os professores e perturba as escolas, fosse clara e transparente.
Of course.

Sem comentários: