domingo, 5 de julho de 2015

GREGAS CURIOSIDADES (II)

Curiosamente e contra todas as expectativas dos democratas que lideram as instituições europeias e dos credores, acho a designação outra curiosidade, os Gregos, quais alunos indisciplinados, disseram que não queriam acordos nos moldes impostos pelo dikat que mais ordena, Schäuble et al.
Curiosamente, numa atitude absolutamente anti-democrática, dizem alguns, foi realizado um referendo e os dados conhecidos vão mostrando que mais de 60% dos votantes escolheram NÃO à "ajuda" que os esmaga, empobrece e exclui. Mal agradecidos e ingratos. Coisa de pobres é claro.
Curiosamente muitos analistas que vou ouvindo pelas diversas estações televisivas fazem autênticas acrobacias discursivas para justificarem a falha das suas previsões e para justificar a irresponsabilidade e mau comportamento dos gregos. Não deram a resposta que eles tinham vaticinado, desejado, melhor dizendo,
Curiosamente as medíocres lideranças políticas que se assumem como donas da Europa devem sentir-se perdidas. Não imaginavam que um bando de crianças irresponsáveis os pudesse desafiar.
Curiosamente aguarda-se com alguma ansiedade a reacção dos mercados. Conforme estamos habituados só depois das reacções dos mercados é que os feitores políticos pensarão o que fazer. Querem convencer-nos de que é ao contrário, a liderança política decide e os mercados acomodam. Curiosamente e na verdade, não é exactamente assim, os mercados reagem, decidem, e os políticos acomodam.
Curiosamente, apesar de muitos discursos a antecipar grandes problemas julgo que este NÃO, veementemente pronunciado pelos gregos, foi um bom serviço prestado a todos os povos da Europa e, portanto, à Europa e ao projecto europeu, seja lá isso o que for.

Sem comentários: