sexta-feira, 29 de maio de 2015

SÃO ROSAS SENHOR ENGENHEIRO

Ao pesquisar por umas coisas antigas deparei-me com este texto que coloquei no Atenta Inquietude em 13 de Abril de 2009.
"SÃO ROSAS SENHOR ENGENHEIRO
Foi a resposta que a Dra. Maria de Lurdes Rodrigues deu ao Eng. Sócrates quando quis disfarçar o pão que levava no regaço para as criancinhas que passam mal e estão na escola.
A sério. Naquele jeito aprendido com o chefe da omnipotência milagrosa que faz concorrência a Deus, a Senhora Ministra vem garantir que as escolas resolvem todos os problemas de carência alimentar que identificam. É certo que fala apenas dos problemas identificados pelas escolas, mas como pode a Senhora Ministra dar este tipo de garantias com um ar sério. Como a Senhora Ministra certamente saberá, as escolas, da maneira que a Senhora Ministra tem definido as políticas educativas, nem a educação de qualidade para todas as crianças conseguem garantir apesar de todas as habilidades estatísticas e da certificação acelerada, ainda hoje assumiu que não conseguiu fazer chegar os Magalhães a todas crianças e garante resolver todos os problemas de carência alimentar. Por muito menos, curar o efeito de um pingo de óleo quente no olho de uma senhora, o Condestável passou a Santo.
Temos candidata a milagreira."
O resto, bom, o resto foi história.
Dado que vamos entrar em fim de semana convido-vos a um passatempo, promover uma actualização das personagens intervenientes e dos assuntos em apreço e tentar perceber como vão acontecendo as coisas no universo da educação.
Pode ser curioso. Digam qualquer coisa.

2 comentários:

Anónimo disse...

"e tentar perceber como vão acontecendo as coisas no universo da educação."

Até nós, que trabalhamos na escola, temos alguma dificuldade em entender. O Sr. Ministro desapareceu e anda por aí e acolá.Ao que parece o Sr ministro não governa, limita-se a assinar despachos e decretos e normas que os secretários adjuntos e os adjuntos dos secretários e mais os sub adjuntos dos adjuntos lhe dão para assinar.

Quem decide são estes e mais os IAVES/GAVES e outras coisas terminadas em AVES, em coros de AVÉS MARIAS.

Alunos e professores em completo burnout.

Explicar isto a quem está de fora é tarefa complicada. E, no entanto, todas as forças deviam estar a trabalhar nesse sentido - alertar para o que se passa.

"Mas, então," diz a srª doutora num qualquer consultório, "Vocês queixam-se muito. As aulas estão a acabar e têm tantas férias....."


Seguro as palavras que querem vomitar, lembro-me das "Palavras que nunca te direi", e em vez de impropérios que ficariam muito bem no contexto, , arremato: " Imagine-se com 30 alunos neste seu consultório, com idades entre os 10 e os 18 anos, um a um deitado na marquesa, de pernas abertas, para raparigas e de pénis de fora para rapazes....imagine a cena, as perguntas, as interrupções, os 90 sobre 90 minutos seguidos. Está a imaginar? Depois, salta do consultório público para o privado e para o semi-privado. Chega atrasada e não tem falta que lhe retiram férias e/ou vencimento. Já tem as férias marcadas num qualquer local exótico, certo?
Imagine só.

E depois vamos trocar umas palavras sobre o assunto."

Teria sido melhor um impropério daqueles fortes. Mas, sei lá, fizeram-me educada.

Anónimo disse...

Com Lurdes Rodrigues caímos no abismo; com Nuno Crato não saímos dele.

Vão ficar na história da educação como os mais indigentes ministros da dita.

O mais grave é que o programa do PS para a educação é um não programa. O arco da governação sempre se entendeu muito bem nesta área - uns com muita ADs e inclusões várias; outros com muitos exames e inclusões várias no privado.