sábado, 9 de maio de 2015

E SE FABRICÁSSEMOS DIAS LOUREIROS?

Por diversas ocasiões tenho aqui manifestado a minha reserva face ao entendimento de que tudo o que possa de alguma forma dizer envolver os mais novos deve ser ensinado na escola. Esta visão obesa da escola não funciona, nem tudo deve ser transformado em disciplinas escolares, para além de que a escola tem um conjunto de funções incontornáveis que tornam finita a sua capacidade de responder.
Uma primeira nota para sublinhar que, ao que parece, os pais não são informados da realização destas acções de formação, sendo que alguns pais não autorizam a participação dos filhos pela discordância com as perspectivas e conteúdos que as informam.
Para ilustrar, cito do Público, “Aos seis anos, os alunos deverão reconhecer por exemplo, “como os membros de uma família dependem de várias empresas para satisfazer as suas necessidades e desejos”. E descobrir num mapa onde é que os membros da família os poderão satisfazer. Entre os 10 e os 12 anos já deverão avaliar “as etapas de valor acrescentado para a produção de um determinado produto e discutir as vantagens de escolher um país em vez de outro para a produção.
No 3.º ciclo os alunos são incentivados “ a usar o pensamento crítico para aprender algumas competências empreendedoras que suportem atitudes positivas, enquanto exploram as suas aspirações de carreira”. E chegados ao secundário podem ter acesso ao “ programa bandeira da Junior Achievement”: “A Empresa”. No seu âmbito os alunos criam uma mini-empresa e depois, ao longo de um ano lectivo, “reúne, capital através da venda de títulos de participação, criam um produto ou serviço, colocam-no no mercado e, por último, liquidam a operação e pagam os dividendos aos titulares”.
Como síntese parece elucidativa. Sem surpresa e como também é referido na peça o programa tem apoiantes. Não me parece estranho nos tempos que correm.
Na verdade, tem vindo a desenhar-se, não só em Portugal mas também em Portugal, a ideia de uma educação, de uma escola, fundamentalmente centrada em competências instrumentais, em saberes “úteis”, "essenciais" como lhes chama Nuno Crato, que forme “técnicos” e não “cidadãos” qualificados. Os currículos são progressivamente aliviados de conteúdos que não sejam “práticos”, promotores de “produtividade”, “domínio de técnicas” como seja toda a área da formação cívica, dos valores, das expressões e conteúdos artísticos, etc.
A escola deve formar empresários, poucos e técnicos qualificados e de formação estreita, muitos.
Estas ideias traduzem-se nos conteúdos curriculares, nos modelos de avaliação, nas concepções do que deve ser o trabalho dos professores, na organização do sistema educativo, selectivo, prescritivo e incapaz de acomodar diferenças entre os alunos, etc.
Estas ideias traduzem-se também na forma como o Primeiro-ministro mostra repetidamente que Dias Loureiro, um empreendedor, é um exemplo paradigmático do que deve ser o sucesso.
Como de há algum tempo afirmo, não é bem esta a escola, a educação, que desejo para o meu neto.

4 comentários:

Anónimo disse...

Oliveira e Costa participava muito naquele programa do Prós e Contras sobre empreendedorismo. Numa das suas participações, dedicada à escola, elaborou sobre as boas práticas e empreendedorismo da dita escola.

Há 2 anos andaram uns jovens de 1 universidade privada a dar uma série de aulas sobre empreendedorismo. Para além da falta total de conhecimento sobre o que é comunicação com alunos adolescentes, lembro-me que tudo circundava sobre como conseguir empréstimos e sobre como funcionava a banca, com todos aqueles termos do mundo da finança, em PowerPoint.

Anónimo disse...

A propósito de escola, um filme que passou ontem, com Clive Owen e Juliette Binoche, com o título patético E por falar em Amor.

Tirando o amor (?!) de cena, a questão de base, remete para a tal de "municipalização" das escolas e de como a escola e os seus professores são ou não mantidos- não por serem bons professores, mas por projectos que implementam e que, em última instância, fazem brilhar políticos/adjuntos e secretários municipais.

Não tendo nada contra projectos, a mania dos projectos está aí. E quando se torna em mania, a eficácia e duração são curtas porque o objectivo não é alunos/escola, mas PowerPoint para direção mostrar a inspecção e para presidente de câmara assistir.

Zé Morgado disse...

A "projectite" nunca resolveu os problemas da escola. A febre da medida também não.

Anónimo disse...

Pois, ainda me lembro de 1 questionário a passar na escola, intitulado " Só dá aulas ou participa também na escola?"

Eu juro que isto é verdade e que a resposta ao questionário deu azo a imaginações várias de alguns professores. Creio que a maioria levou aquilo a sério.

Eu só me vinha à memória "A menina dança ou já tem gajo?"