sábado, 9 de maio de 2015

TELELIXO

A indigna situação a que se assistiu no Programa Ídolos da SIC em que um jovem foi tratado de uma forma inaceitável em termos éticos e morais desencadeou um conjunto de reacções levando a que a estação venha agora oferecer apoio ao jovem maltratado que, ao que parece, tem tido reacções de sofrimento pela situação em que foi irresponsavelmente envolvido.
Talvez o episódio do jovem maltratado possa contribuir para que a própria opinião pública se torne mais exigente e não tão acriticamente consumidora de produtos, boa parte dos chamados reality shows por exemplo, que alimentam audiências, justamente, através de indecorosos produtos em que, genericamente, as pessoas são tratadas de forma absolutamente inaceitável e atentatória da sua dignidade. Não colhe o argumento de que são adultos e autodeterminados pelo que a escolha é sua. É mesmo mau..
É claro que as lágrimas de crocodilo da SIC são irrelevantes e logo que a poeira assentar, ou mesmo antes, o vale tudo para garantir audiência vai regressar.
Não vale a pena acreditar que as estações televisivas se preocupam com valores, ética, etc. As estações vendem os produtos que os consumidores querem consumir. É o mercado.
A questão é connosco, não é com eles. Eles só nos dão o quisermos ver.
É preciso dizer que lixo é para reciclar, não é para passar na televisão.

Sem comentários: