terça-feira, 12 de maio de 2015

HISTÓRIAS DA POLÍTICA EDUCATIVA

"Senhor Professor, quando for preciso, se ele se portar mal, dê-lhe".
Lá para os idos do início da década de 60, o meu tempo de escola, primária como se chamava na altura, uma altura triste, sublinhe-se, este tipo de frases dirigidas por pais aos professores eram, creio, recorrentes.
Com as muitas mudanças que fomos vivendo foram desaparecendo, felizmente, digo eu, infelizmente dirão outros.
Hoje ocorreu-me esta lembrança ao ler que o IAVE enviou às escolas e agrupamentos uma comunicação na qual se pedia aos directores que perante os professores que se portaram mal deveriam "agir em conformidade". Referia-se aos professores que alegando a realização de greve não participaram nas acções de formação da PPP que dá pelo nome de PET - Preliminary English Test.
Nem mais, portam-se mal castigam-se. Temendo que os Directores tenham uma mão branda para com professores grevistas relembra-lhes a necessidade de "agir em conformidade". Grande Educador é o IAVE.
No mesmo comunicado acena com a oferta de uns trocos suplementares e não previstos aos professores bem comportados e que revelem mais produtividade, ou seja, se realizarem mais de seis provas orais do PET terão um bónus em euros.
Esta edificante história é o que considero um muito elucidativo exemplo de política educativa.

2 comentários:

Fernanda disse...

Ah Ah Ah.....

"Bónus em euros"?

E porque não tickets refeição?

E, já agora, uma sessão mais ou menos solene de entrega de umas condecorações, na última semana de aulas, com um qualquer secretário adjunto e mais o presidente da Câmara a enrolarem no pescoço dos colaboradores do PET umas medalhas.

A sessão deverá ser feita com recurso à língua inglesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECRL), nível B

Zé Morgado disse...

Bem lembrado.