segunda-feira, 4 de maio de 2015

OS EXAMES, ESTÃO AÍ NÃO TARDA

Nesta altura do ano lectivo dificilmente me cruzo com professores, alunos ou pais que não refiram a sua preocupação com os exames e de como todo o trabalho que está a ser feito se organiza em função dos exames, da avaliação externa, como lhes chamam.
Parece-me, aliás, que, sobretudo nos anos finais de ciclo, esta azáfama e inquietação não acontecem apenas no terceiro período, é vivida durante todo o ano lectivo e ocupa também os períodos de férias escolares levando, sobretudo na Páscoa, a que os centros de explicações estejam lotados.
A avaliação das aprendizagens é uma ferramenta imprescindível na regulação da qualidade e sucesso do trabalho de alunos e professores mas a febre da medida que está a criar um ensino examocrático que não pode ser o tudo da educação no contexto escolar, o tudo dos processos de ensino e aprendizagem.
Aliás, os resultados dos alunos nos exames nacionais de 4º e 6º ano em que já se pode realizar comparações não sugerem que os exames só por existirem promovam qualidade. A existência de 150 000 alunos retidos anualmente é uma realidade pouco compatível com qualidade, sucesso e não modificável só com a existência de exames.
Não caminhando no sentido certo, apoios suficientes, preparados e oportunos, mobilizados às primeiras dificuldades e ao longo do trajecto escolar ou a promoção de mudanças, na organização e conteúdos curriculares, por exemplo, resta definir alternativas para os excluídos pela selecção ou gerir politicamente as dificuldades dos exames de modo a tornar as estatísticas mais simpáticas ,justificando, assim, a bondade, de tudo medir e só medir, até na educação pré-escolar onde já se sente a febre da medida mas ainda, por enquanto, sem exames.

Sem comentários: