domingo, 10 de maio de 2015

GOSTEI DE LER, "A ORQUESTRA GERAÇÃO"

Na Venezuela diz-se que quem pega num instrumento não pega numa arma. A Orquestra Geração adaptou o exemplo à realidade portuguesa e centenas de miúdos de bairros difíceis agarram-se à escola para aprender música e ganhar um futuro. 
Como muitas vezes refiro, estamos num tempo em que a educação e a escola tendem a ser pensadas em torno de saberes "essenciais" levando a que, de mansinho, se vão desvalorizando ou mesmo expurgando do currículo um conjunto de contúdos fundamentais à construção de cidadãos globalmente bem formados e qualificados.
Conteúdos relativos a formação cívica, actividade física e desporto, actividades expressivas ou artísticas, por exemplo, desaparecem ou são desvalorizados sendo que, de uma forma geral, todo o universo das ciências sociais é depreciado, do ensino básico ao superior e investigação.
O Projecto da Orquestra Geração é apenas mais um exemplo, um bom exemplo, da importância de diferentes abordagens para promover a adesão dos miúdos à vida escolar mostrando que podem ser um enorme contributo para o seu desenvolvimento e para contrução de um projecto de vida viável e positivo.

Sem comentários: