quarta-feira, 20 de maio de 2015

DAS OMISSÕES DO PROGRAMA DO PS. A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Estive a ler com alguma atenção o Programa Eleitoral do PS que hoje fui conhecido. Por razões pessoais e de tempo centrei-me sobretudo no que à educação diz respeito e em particular o que se pensa promover numa área que tão maltratada tem sido nos últimos anos, a educação das crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
Fiquei bastante animado, confesso. Na causa 2 "Combater o insucesso, garantir 12 anos de escolaridade", ... nem uma referência. Pode acontecer que eu não a tenha encontrado. Vou ler ainda mais uma vez.
No tópico que corresponde à causa 19, "Por uma Sociedade mais Igual" no ponto "Promover a inclusão das pessoas com deficiência encontrei a intenção de promover "A aposta educativa numa escola inclusiva de 2.ª geração que deverá intervir no âmbito da educação especial e da organização dos apoios educativos às crianças e aos jovens que deles necessitam.  
Pensei que iria encontrar alguma clarificação sobre este interessante avanço conceptual "Uma escola inclusiva de 2ª geração" mas ... nada. Mais nada.
A coisa fica por assim mesmo.
Para começo não é propriamente animador. Iremos falando sobre outros aspectos.

1 comentário:

Anónimo disse...

O programa do PS para a educação nunca diferiu do programa para a educação do PSD/CDS.

Aliás, a ex-ministra Mª Lurdes Rodrigues era elogiada e apoiada por todo o centrão, arco de governação, e etc.

Há uns pózinhos de mais inclusão e tal, mas a treta é a mesma. Basta ouvi-los falar. Todos, sem excepção, massacraram e maltrataram professores e alunos.

Nesta área, o melhor é mesmo tirar o cavalinho da chuva. Ideias não há. E as que há são recicladas, metidas em contentores errados, ainda por cima.

Com a honrosa excepção do ministro Mariano Gago, a nível da Ciência e Investigação, tudo o resto tem sido deixar uma marca, tal como os cães as deixam para marcar terreno nas árvores dos nossos jardins ou mesmo em casa.

Outra seca, desta vez molhada. O cheiro fedorento é o mesmo.