sábado, 25 de outubro de 2025

NÃO, A MÁQUINA DO ESTADO NÃO ESTÁ A FALHAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

A “newsletter” do Público sobre educação mostra uma síntese semanal do que vai sendo notícia. Esta semana, tem como título “A máquina do Estado falha na educação inclusiva”.

Após cinquenta anos de trabalho em educação sobretudo direccionado para o que corre menos bem,  já não sei muito bem o que dizer, mas … não consigo ficar calado.

Quando comecei, nos idos de setenta, tínhamos uma escola normal para os alunos “normais” e uma escola “especial”, a "instituição" para os alunos “deficientes”.

Depois conheci escolas normais que, para além dos alunos “normais” já recebiam alunos “especiais” no ensino especial, em salas dos “normais” e em salas de ensino especial, as “salas de apoio”. Chamava-se  Educação integrada. 

Depois as escolas deixaram de ser normais e passaram a ser escolas inclusivas, lidam com os alunos normais e com os alunos “universais”, com os alunos “selectivos” e com os alunos “adicionais”.

E assim chegámos à educação inclusiva face à qual a jornalista do Público, Catarina Moreira, afirma que a máquina do Estado falha.

Lamento, mas mais uma vez não me parece que a máquina do Estado falhe na educação inclusiva, a máquina do Estado falha na Educação, ponto.

A máquina do Estado falha nos professores, com tratos injustos e políticas públicas de educação inadequadas e com implicações diversificadas, ou seja, inclusivas. São óbvios aspectos como a falta de professores e a sua valorização que, aliás, estão ligados.

 A máquina do Estado falha nos profissionais que, para além dos docentes, são imprescindíveis à educação, técnicos (psicólogos, por exemplo, mas também em apoios especializados) ou assistentes operacionais.

A máquina do Estado falha nos equipamentos para a Educação. Hoje li que na escola que o meu filho frequentou vão ser retiradas turmas para outra escola da área por risco sério num dos pavilhões.

A máquina do Estado falha na Educação quando submerge os profissionais numa burocracia que ineficiente e consumidora de recursos e desgastante.

A máquina do Estado falha quando deixa pais e encarregados de educação inquietos e preocupados e impotentes face às dificuldades sentidas pelos seus filhos para cumprir o direito à Educação.

A máquina do Estado falha …

Não, a máquina do Estado não falha na Educação Inclusiva, é mesmo falha na Educação.

PS - Não deveria ser necessário, mas conheço e todos conhecemos e reconhecemos o que de muito bom se realiza diariamente nas escolas. Dito de outra forma, todos os dias acontece Educação em todas as escolas. Não precisamos de lhe chamar Inclusiva.

 

Sem comentários: