quinta-feira, 2 de outubro de 2025

A LER, "A EDUCAÇÃO EM PORTUGAL VIAJA EM MODO DE AVIÃO"

 Muito interessante e actual o texto de Marco Bento no Público, “A educação em Portugal viaja em modo de avião.

Termina assim:

Em suma, os adultos também enfrentam o desafio do excesso de ecrãs e têm sido os maiores promotores do mau uso digital. Assumir a responsabilidade digital é mais do que impor regras, é, acima de tudo, ilustrá-las com o exemplo. É olhar nos olhos de uma criança, pousar o telemóvel e conceber o momento do “agora, o importante és tu”. Só assim os nossos filhos e os nossos alunos aprenderão que, num mundo hiperconectado, saber desligar é também uma forma de amar e de educar. Não é proibindo, mas regulando a utilização com o equilíbrio que deve estar em toda a ação humana.”

1 comentário:

Rui Ferreira disse...

Texto do Marco Bento sobre a Educação? Ouvir uma das partes interessadas na alienação?
Outra vez a parvoíce do "exemplo"? O exemplo é para funcionar entre os pares, não entre adulto e neófito.
A criança está à mesa e ao ver o pai a acompanhar o almoço com vinho pode exigir que também quer? É isso? Não o poderá fazer porque tem de dar o exemplo?
Os tlm são construídos para serem viciantes. Os jovens têm de ser proibidos. Porquê? Porque têm o sistema límbico (ciclo do prazer) no máximo e o lobo frontal imaturo (responsável pela consciência das consequências das ações). Pedro Strech e Daniel Oliveira encontram uma metáfora sobre o assunto, "é como terem um automóvel potente, capaz de atingir altas velocidades, sem travão". A proibição funciona como travão externo. Um dia, mais tarde, perceberão.
Livro a ler, "Aprender a dizer NÃO".