terça-feira, 7 de setembro de 2010

UM SAQUINHO DE NÃOS

Está a arrancar o ano escolar e os pais entregam-se às renovadas compras dos materiais escolares naquele processo que sazonalmente merece a atenção para o que custa a escolaridade tendencialmente gratuita que a nossa constituição garante.
Muitas das compras obedecem aos critérios que os miúdos estabelecem, com mais ou menos resistência dos papás e mamãs. Compra-se o que é pedido pela escola, muitas vezes esquecendo-se o que ainda se tem e se pode aproveitar, de anos anteriores ou de irmãos e amigos, mas também se adquire algum material não indispensável mas que as "campanhas" de marketing agressivo das superfícies comerciais tornam absolutamente imprescindível aos olhos dos miúdos que, mais uma vez, pressionam os pais, com resultados, quase sempre.
Nesta altura de entrada ou de regresso importa instalar ou reinstalar rotinas compatíveis com a vida escolar que as férias, para alguns, ou a inexperiência, para outros, fizeram perder ou ainda não ter.
Neste sentido, lembro-me de como fazia falta que assim como se vende toda a espécie de material, necessário ou supérfluo, se vendesse algo que é um bem pouco popular mas de primeira necessidade. Refiro-me ao não, ou seja, seria muito importante que os pais adquirissem um saquinho de nãos que deveriam usar com parcimónia e bom senso.
De facto, o não é algo de que as crianças precisam e de que dependem para o estabelecimento adequado de regras e limites, de rotinas e comportamentos contributivos para a sua boa organização pessoal e para o comportamentos ajustados. Alguns nãos podem ser importantes ainda que difíceis, impopulares ou até já impossíveis para algumas famílias, computador ou televisão no quarto é um exemplo, horários organizados e não aleatórios é outro, tempo de descanso suficiente é ainda outro.
É claro que algumas crianças, resistirão a estes nãos, é normal, mas se forem firmes e consistentes, as crianças e adolescentes acabam por entender, são inteligentes, apesar da "luta" inicial. É por isso que os pais devem adquirir nãos de boa qualidade e usá-los com bom senso e firmeza, mas usá-los.

Sem comentários: