sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DESATENTOS MAS MUITO PREOCUPADOS

Segundo o JN dez crianças morreram nos últimos três anos devido a quedas de janelas ou varandas. Durante a época de Verão, todos os anos somos informados da quantidade inaceitável de acidentes que vitimizam crianças em piscinas.
Continuamos a ser um dos países europeus em que as crianças mais são vítimas de acidentes domésticos. Nas mais das vezes verifica-se alguma negligência ou excesso de confiança da nossa parte, adultos, na vigilância dos miúdos.
O que me parece importante sublinhar é que num tempo em que os discursos e as práticas sobre a protecção da criança estão sempre presentes também se verifica um número altíssimo de acidentes mortais o que parece paradoxal. Por um lado, protegemos as crianças de forma que, do meu ponto de vista, me parece excessiva e por outro lado e em muitas circunstâncias, adoptamos atitudes e comportamentos altamente negligentes e facilitadoras de acidentes que, frequentemente, têm consequências trágicas. Ainda hoje o Público refere uma nota distribuída à comunicação social pela direcção do Serviço de Ortopedia do Hospital Pediátrico de Coimbra, em que se repõe algum bom senso sobre a questão do peso das mochilas carregadas por crianças e adolescentes. Do meu ponto de vista o grande problema das mochilas dos miúdos não é o peso mas o que elas contêm, mas voltaremos a isso. Este é um bom exemplo do paradoxo a que me referia, para além dos acidentes domésticos muitos pais deixam os miúdos, por negligência ou não, fechados horas em ecrãs, a alimentação dos miúdos já é quase um problema de saúde pública. No entanto, simultaneamente, tudo dá origem a discursos sobre a preocupação com a segurança e bem-estar dos mais novos.
Entretanto, verificou-se uma vez mais, a queda de um anjo, desta vez, felizmente, sem um fim trágico. Um pormenor, a criança de quatro anos estaria só em casa.

2 comentários:

Dulce Bregas disse...

Minha querida amiga,já me chatiei com uma mãe que mora num 4º andar,com duas varandas arrepiantes,ela simplesmente me respondeu a rir:Que a filha dela não é como o meu,é muito sossegadinha!!!Amenina brinca lá,enquanto a mãe está ao pc,ou nas lides de casa.
Quantas varandas eu conheço em que as grades são autenticas escadas,isto nos 2º,3º...5º andar!Vivo num rés-do-chão,com varandas de muro,mas mesmo assim as portas têm trancas extras.As varandas assustam-me,mas os arquitectos ainda mais!Que pensam eles quando desenham um apartamento???Que morarão lá adultos?Beijinhos!

RC disse...

A propósito do assunto das mochilas e do seu peso, devo dizer que o artigo foi escrito por uma maiores especialista em Portugal dentro da área; o Dr Jorge Seabra. Não ponho em causa uma única palavra sua.