segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PAI E FILHO, MAIS UM DIÁLOGO IMPROVÁVEL - a escola nova

Pai, a escola nova é bué grande.
Filipe, não é uma escola, é um Centro Escolar, por isso é grande.
Há lá muitos miúdos que não conheço e muitos professores e auxiliares.
Os miúdos são os teus colegas, é assim que deves dizer. Já não se chama auxiliar às pessoas que fazem esse trabalho, deves dizer assistente operacional, é assim o novo nome.
Pai, já viste, tantos livros para estudar.
Filipe, chamam-se manuais e cadernos de fichas. É por eles que se organizam e desenvolvem as actividades de aprendizagem.
Isso é o quê?
O trabalho que se faz na escola para aprender as coisas que é preciso aprender.
Pai, porque é que eu tenho de ir tão cedo para a escola e vir tão tarde?
Porque almoças lá e vais fazer muitas actividades como já te disse. Vais ter as actividades lectivas curriculares e as actividades de extensão curricular.
Isso é o quê?
É mais trabalho que deves realizar para aprenderes e seres bom aluno, são actividades muito importantes para cresceres.
Mas isso é muito tempo, ainda vou poder brincar?
Filipe, agora estás no Centro Escolar, não é para brincar é para trabalhar, muito e bem. Mas vais ter os intervalos e aí podes brincar com os teus colegas.
Pai, quando eras do meu tamanho, a tua escola era assim como a minha?
Claro que não Filipe, era até bem diferente, muito diferente mesmo.
Gostaste da tua escola?
Gostei, gostei muito de andar naquela escola.
Eu acho que também gostava mais da tua escola.

Sem comentários: