quinta-feira, 30 de março de 2017

DA SÉRIE "METE-ME ESPÉCIE" - O CENTRISMO NA ESTRADA

A imprensa refere que durante esta semana a GNR estará particularmente atenta á prevenção e repressão da circulação pela via do meio ou da esquerda sem que exista tráfego nas vias da direita. Parece-me uma boa medida.
Creio que maioria de nós já se deve ter deparado com um fenómeno algo estranho que afecta boa parte dos condutores portugueses e que me “mete espécie”.
Trata-se do que costumo designar por “centrismo”, isto é, sempre que circulam por vias com três faixas, citadinas ou vias rápidas e auto-estradas, tomam rapidamente a faixa central e dali não se mexem até à saída que lhes serve.
De uma forma geral são condutores lentos, com ar experiente, por assim dizer, que deixando a faixa da direita quase sem trânsito e a esquerda para os aceleras se transforma numa espécie de tampão obrigando a mil cuidados com o seu “centrismo”. A quem já não aconteceu circular pela direita, deparar com um "centrista", fazer uma diagonal até à via da esquerda para o ultrapassar e de novo uma diagonal até via da direita?
Quando avisados tendem a não perceber a razão do aviso ou a responder com um qualquer esgar ou gesto de natureza didáctica em modo “tuga”.
Um desses condutores, pessoa que conheço, uma vez ao comentar isto respondeu-me qualquer coisa como “Eu sou assim, gosto de optar pela faixa do meio”.
Pois é, como quase tudo na vida, é uma questão de opção, o centrismo na estrada também.
O problema é que nem sempre se acerta nas opções. Pelo menos os centristas da estrada.

Sem comentários: