segunda-feira, 20 de março de 2017

NOTÍCIAS DO PROGRAMA DE TUTORIA

O trabalho do Público relativo às experiências em desenvolvimento no âmbito do programa de Tutoria desencadeado pelo ME vem mostrar algo que as boas práticas já existentes em muitas escolas e os estudos nacionais e internacionais sustentam, os programas de natureza tutorial são ferramentas sólidas e eficazes para acomodar e responder a dificuldades de alunos e professores nos processos de ensino e aprendizagem.
De há muito que defendo dispositivos desta natureza até como forma de gerir de forma adequada os recurso docentes já integrados no sistema e que manifestamente podem ser utilizados em programas de tutoria ou coadjuvação. Aliás, é também interessante o recurso a alunos para programas de tutoria com vantagens recíprocas, para tutores e para tutorandos.
Das experiências apresentadas releva também a importância da autonomia das escolas no desenho da resposta e, naturalmente, da disponibilização de recurso adequados em dimensão, competência, formação e regulação para que não corramos o risco de “queimar” um bom modelo através de uma má prática como tantas vezes tem acontecido.
Como já escrevi, face aos conteúdos previstos no Programa de Tutoria que me parecem ajustados temo que as 4 horas semanais para um grupo de até 10 alunos que cada professor tutor dispõe sejam insuficientes.
No entanto, também já estamos habituados a que o empenho, competência e profissionalismo da generalidade dos professores minimizem insuficiências que ninguém estranhará.
Esperemos que tudo corra bem.

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