segunda-feira, 13 de março de 2017

NÃO GOSTEI NADA DA "DOTORA", NEM ME MANDOU FAZER "ANALSES"

No Público encontra-se um trabalho interessante sobre a forma como nós portugueses nos relacionamos com a medicina.
Um estudo de uma equipa do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) mostra que os portugueses, em matéria de prevenção, sobrevalorizam a realização de exames, análises por exemplo, em detrimento de aconselhamento sobre comportamentos saudáveis.
Existem riscos importantes no recurso exagerado aos exames motivando, para além dos custos, tratamentos e cirurgias desnecessárias.
Os dados são interessantes e sugerem reflexão quer por nós, quer pelos profissionais no sentido de criarmos uma relação mais informada e eficiente com a prevenção em saúde.
Tantas vezes ouvimos discursos de pessoas decepcionadas com a ida a uma consulta em que o médico nem sequer passou umas “analses”, nem umas “chapas” para ver donde é que vem aquela queixa. Nesta apreciação é ainda muitas vezes referido que a “dotora” só disse para comer melhor, não fumar, fazer algum exercício, e continua “para isto vale a pena ir ao médico?!”. E conclui-se, “não se interessam é c’a gente, tenho que ir a um particular”. Ponto.
Na verdade, somos um povo engraçado na relação com a saúde. Consumimos medicamentos como poucos, adoramos “analses”, “chapas” e “TACS” e não andamos nada bem.

Sem comentários: