sábado, 27 de maio de 2023

TELEMÓVEIS NA ESCOLA

 No Público divulga-se a criação de uma petição pública que defende a limitação do uso dos telemóveis no recreio das escolas com base nos efeitos da sua utilização excessiva e inadequada por parte dos alunos.

A proibição de utilização dos telemóveis já se verifica em alguns sistemas educativos. No entanto, ainda que se possam compreender as razões que sustentam as proibições, o uso excessivo e desregulado, as decisões de proibição não parecem ser consensuais.

Não tenho nenhuma convicção que esta estratégia de proibição devolva crianças e adolescentes à interacção pessoal e a outros hábitos comportamentais mais interessantes embora, obviamente, seja imprescindível a regulação do seu uso. Aliás, também não é rara a utilização de telemóveis associada a actividades de aprendizagem.

A questão estará a montante, a utilização que nós todos damos a estes dispositivos. Seria bastante mais interessante que se discutisse a sério nas comunidades educativas a regulação dos comportamentos e definição de regras e limites, sem “superpais”, sem “superfilhos” ou “superprofessores”. No entanto, esta discussão tem de ser acompanhada pela nossa, adultos e profissionais, regulação da sua utilização. Se olharmos para muitas famílias em “convívio” ou para muitos contextos profissionais em “reunião” verificaremos os ecrãs que muitos terão à sua frente e perceberemos o que está por fazer, comportamento gera comportamento.

Apesar de bem-intencionada a decisão de proibição talvez não seja a mais eficaz e, mais do que isso, poderá levantar novos problemas, de conflitualidade por exemplo.

Tenho alguma curiosidade sobre a adesão e o impacto que esta iniciativa terá.

1 comentário:

JoanaRSSousa disse...


Para contibruir para a reflexão: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ha-seis-anos-sem-telemoveis-alunos-de-lourosa-ja-se-esqueceram-dos-ecras-no-recreio?fbclid=IwAR3ebRczjvvPCS8-FzSKo8yu1vps91-jlTDlCfI5GhoQGkANGzn6mAfGUZI