quinta-feira, 24 de maio de 2012

QUANTO MAIS CEDO MELHOR

Como já tenho referido no Atenta Inquietude, têm vindo a emergir alguns discursos e práticas familiares que induzem nos miúdos uma enorme pressão para a excelência e para a excelência em muitíssimas áreas. Esta pressão começa muito cedo e transforma a vida de muitos miúdos numa agenda, mediante a qual saltam de actividade em actividade, sempre pressionados para um bom desempenho.
Como é previsível, algumas crianças por questões de maturidade ou funcionamento pessoal suportam de forma menos positiva esta pressão dos pais potenciando o risco de disfuncionamento, rejeição escolar e, finalmente, insucesso académico e dificuldades pessoais. Deixo-vos um exemplo recolhido por uma jovem colega e que dá conta de uma estimulante publicidade a mais uma actividade excelente.


3 comentários:

Anónimo disse...

Como pai sinto-me culpado...oh raios, então os colegas da minha filha andaram a ter Inglês aos 3 meses?
Será que isso vai comprometer o sucesso académico dela na competição com colegas com actividades mil?

Sarcasmo de parte, por vezes, sim, sinto esta pressão. Um "bichinho atrás da orelha" que me "será que..." não devia fazer isto e aquilo para ela não ficar "para trás" (esta expressão pedagógica)?

Nada funciona melhor na pressão educativa do que impingir a culpa.

Zé Morgado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zé Morgado disse...

Removi o comentário pois tinha erro. Na verdade não é fácil que nós pais possamos fugir a esta "pressão", um sinal dos tempos. No entanto, é importante estar atento aos miúdos pois alguns não suportam a "pressão"