domingo, 20 de maio de 2012

POLÍTICA "BY THE BOOK"

A imprensa de hoje noticia que a Câmara do Porto gastará em 3 anos cerca de 106 000 euros para assegurar um serviço  de recolha e análise da informação divulgada que envolva a autarquia. Este serviço de recolha, também conhecido por "clipping", é complementado por um trabalho de análise e tratamento da informação que muitas instituições de diferentes áreas o utilizam. Nada de novo, trata-se do mesmo serviço que o homem das Secretas/Ongoing, Silva Carvalho, prestava a Miguel Relvas e a outras instituições tão importantes como o Ministro Relvas. Neste caso não sabemos dos custos, mas serão certamente mais elevados.
Imagino que esta notícia desencadeará algumas reacções mas é apenas um sinal dos tempos.
Na verdade, a época que vivemos evidencia, entre muitíssimos outros aspectos, o papel que a imagem e, mais globalmente, a comunicação assume em todas as áreas do nosso funcionamento e também, como é óbvio, na acção política. Diria até que actualmente, parte importante da acção política assenta na comunicação e na imagem. Não existe serviço ou entidade que não tenha o seu gabinete de imagem e comunicação e respectivos assessores.
Neste contexto, parece claro que as instituições e as lideranças queiram assegurar-se de que a sua imagem e mensagem atinge os objectivos e os destinatários de forma eficaz.
A questão mais importante, independentemente do nível de custos e o seu ajustamento às dificuldades actuais, é a fortíssima pressão, aliás recorrente, que o poder, os diferentes poderes, produzem sobre a comunicação social, como tem sido noticiado.
Só por ingenuidade ou ignorância se pode acreditar que quem estiver no poder resista  à tentação de utilizar a seu favor tudo o que as ciências da comunicação política têm produzido relativamente à eficácia da mensagem.
O Dr. Rui Rio limita-se a fazer política "by the book".

Sem comentários: