quinta-feira, 10 de maio de 2012

O OPTIMISMO REVISTO EM BAIXA

Um dia como o de hoje, solarengo, quente, desperta o optimismo, próprio da Primavera. Uma passagem de olhos rápida pelas primeiras páginas da imprensa diária deram cabo desse optimismo.
No DN e no CM informam-nos do alerta do Conselho da Europa para o aumento do abandono escolar e do trabalho infantil que estará a acontecer em Portugal em consequência da crise.
O JN refere que a situação de crianças mal alimentadas duplica na Grande Lisboa e que o Governo prepara novo aumento de impostos. No DN sabemos que o aumento das taxas moderadoras está a afastar as pessoas do SNS, ou seja está, de facto, a moderar a procura dos cuidados de saúde.
Por outro lado, todos os títulos se referem ao pouco edificante episódio do tráfico de informação e corrupção entre os serviços de informação e o grupo Ongoing, apenas mais um exemplo do estado do país em matéria de ética e transparência. Também tem tramento generalizado a pouco recomendável Face Oculta, uma das pontas do iceberg da corrupção, matéria que é estrutural no nosso país, ou seja, resiste às mudanças de conjuntura. Ainda uma referência com várias citações à entrevista de Soares dos Santos, referindo um ganho de 25 a 27 milhões de euros com o amargo espectáculo que o seu grupo, o Pingo Doce, proporcionou no 1º de Maio. E eu que estava convencido de que, conforme declarações de responsáveis do grupo, se tinha tratado de um iniciativa de ajuda às dificuldades das famílias portuguesas.
Na verdade, não há como começar a lida de um dia comprido com um visão tão optimista do mundo à nossa beira.
Ainda assim, vou tentar recuperar.

Sem comentários: