segunda-feira, 28 de maio de 2012

ARTESÃOS SEM ARTE

Uma das raras coisas que conseguem tirar o Velho Marrafa do sério, é quando se torna necessário fazer qualquer coisa daquilo que é a sua arte, o mundo da agricultura no Meu Alentejo, e alguém lhe perguntar se ele saberá fazê-la.
Considera quase ofensiva a pergunta, às vezes ainda o provoco, perguntando se sabe fazer uma qualquer coisa necessária lá no monte, mas ele já percebe que não é a sério. Ele entende que alguém que tem uma arte pode não saber fazer tudo, mas não pode dizer que não sabe, pensa, pergunta aos que sabem mais, experimenta, mas ... faz. Um artesão sabe da sua arte.
O que o Velho Marrafa, homem bom, não compreende é a quantidade de gente que se dedica a artes de que não sabe e que, portanto, não devia fazer. Ele dá-me exemplos de gente que se põe a fazer enxertias, a limpar árvores ou a tirar cortiça sem saber da arte. Fica tudo mal feito, não resulta e é mau trabalho, para todos.
Pois é Mestre Marrafa. O problema é que esses artesãos sem arte andam por todo lado, metem-se em tudo, porque acreditam que sabem e dominam todas as matérias, são uns troca-tintas.
Muitos destes artesãos sem arte chegam a lugares de mando, mercê de outras artes, e percebe-se como mandam, basta olhar. O Velho Marrafa, bem conta que os patrões bons e os mourais bons eram, são, os que sabem mandar, o mando também é uma arte.
Na verdade o panorama não é animador, boa parte do que é importante para todos, está nas mãos, não de artesãos que dominam a arte, mas de uns "artistas" de habilidades e manhas das quais se servem, aí sim, com arte, com muita arte.

Sem comentários: