quinta-feira, 3 de maio de 2012

O RETRATO

Para a realização de um trabalho da sua disciplina, a Professora Leonor pediu aos alunos que pensassem no retrato que acham que as outras pessoas fazem deles e que o descrevessem à turma.
Quando chegou a sua vez, o Rodrigo falou durante algum tempo.
Setôra, sou o Rodrigo. Sou um aluno com mau comportamento, mesmo indisciplinado. Não trabalho muito, sou preguiçoso, mas se quisesse tinha notas melhores porque sou esperto.
Estou sempre distraído ou a fazer o que não devo. Nunca trago o material necessário para as aulas e raramente faço os trabalhos de casa. Os meus cadernos são uma lástima sempre desorganizados.
Chego muitas vezes atrasado e refilo quando me dizem alguma coisa, especialmente os Setôres.
Não vou fazer nada de jeito na vida e é pena porque se quisesse era capaz. Tenho a mania de me armar em palhaço para distrair os colegas.
Vou tendo uma notas que servem para ir passando, mas devia ser mais empenhado e estudar mais. Sou o culpado por qualquer coisa que aconteça na escola. É assim que eu sou, Setôra.
Rodrigo, devo dizer-te que estou muito impressionada com esse retrato.
Eu também fico impressionado, mas é este o retrato que me tiraram.

1 comentário:

Ricardo disse...

A Categorização é feita em qualquer contexto, infelizmente as pessoas utilizam-na de forma negativa. Creio que acaba por securizar, quem o faz, de alguma maneira porque gostamos sempre de saber quem temos pela frente, nem que isso implica criar minorias que, (Atenção!) mais tarde se podem revoltar.