domingo, 1 de junho de 2008

NUNCA MAIS ME SAI O EUROMILHÕES

Em muitos lares portugueses, e não só, e hoje mais do que nunca, uma das frases mais ouvidas é “nunca mais me sai o euromilhões, para deixar de trabalhar”. Cada um de nós já ouviu, pensou ou disse esta expressão alguma vez ou vezes. Creio também que não é usada apenas pelos cidadãos com maiores dificuldades. Acho curiosa a sua utilização. Entendo, naturalmente, a ideia subjacente à primeira parte. Um prémio de valor substantivo representaria seguramente a hipótese de acesso a um patamar superior de bem-estar económico desejado, naturalmente, por toda a gente. O que de facto me parece mais interessante é o complemento “para deixar de trabalhar”. É certo que nem todas as expressões devem ser entendidas no seu valor “facial”, mas é também verdade que a recorrente afirmação deste desejo acaba por ilustrar a relação que muitos de nós estabelecemos com o lado profissional da nossa vida, isto é, “quero livrar-me dele o mais depressa possível”. Não será grave, mas é um indicador que permite várias leituras.
Sabem qual é a minha inquietação? É se os miúdos, considerando a agitação que vai pelo seu mundo “laboral”, desatam a pedir um aumento da mesada que lhes permita apostar no euromilhões para … deixar de ir à escola. Já estivemos mais longe.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que a maioria das pessoas que diz isso tem empregos a trabalhar muito e a ganhar pouco e sem realizaçao profissional nenhuma , a nºao ser ver o patrao a engordar...
Curioso que há pessoas que pensam que ter um prémio de euromilhoes para gerir nao dá trabalho.
Muitos gestores da nossa praça estao em empresas com muito menos capital para gerir ...e consideram um trabalho árduo..
Aqueles premios chorudos que dao aprox...40 vezes 500 mil contos seria necessário controlar um grupo de gestores ou correctores para a correcta aplicaçao do dinheiro...
Seria anormal continuar a trabalhar por conta de outrem a perder tempo precioso e a ganhar um ordenado de miséria.
Agora para um miúdo podia dizer que nao ia mais escola ...mas seguramente que tinha muitas motivaçoes para aprender muitas coisas ....o mais que nºao seja viajando pelo mundo...