sábado, 28 de junho de 2008

OS CONSELHOS DA COMISSÁRIA MOREIRA E O DIA DO DIPLOMA

Uma viagem que começou muito cedo, agruras de quem tem que atravessar a Ponte 25 de Abril, e um dia que já vai longo em Aveiro, não permitem grandes divagações. No entanto, uma rápida passagem de olhos pela imprensa, o Público, exige duas breves referências. Em primeiro lugar, sem surpresa, o facto da Comissária Margarida Moreira, Directora Regional de Educação do Norte, ter, ao que parece, “aconselhado” os Conselhos Executivos que “talvez fosse útil excluir de correctores aqueles professores que têm repetidamente classificações muito distantes da média”. Não me apetece comentar mas, tragicamente, já não surpreende.
Uma segunda nota, dirigida à divulgação do calendário escolar para 2008-2009, mais concretamente, à inédita determinação de, a 12 de Setembro, se realizar o Dia do Diploma. As escolas com ensino secundário, deverão, nesse dia, proceder à entrega de diplomas e certificados aos alunos que terminaram o 12º no ano anterior. Depois do assinalável sucesso comercial da importação da comemoração do Halloween, tradição americana, como sabem, bem enraizada na nossa cultura, da extensão das viagens de finalistas, aos alunos dos 3º, 2º e 1º ciclos, bem como às crianças do jardim-de-infância, vamos agora ter aquelas cerimónias, lindíssimas e comoventes, vistas nos filmes americanos, em que os familiares, com os seus melhores fatinhos, se deslocam às escolas e, no meio de umas bolachas, salgadinhos e sumos de “plástico”, vêem os seus rebentos receber o diploma. Muito bonito. Creio, no entanto, que a Senhora Ministra ao determinar que estas cerimónias decorram todas no mesmo dia, complica a agenda do Primeiro-ministro. Como é que ele pode deslocar-se, simultaneamente, a várias escolas, para entregar os computadores e fazer a enésima referência ao estrondoso sucesso do Programa Novas Oportunidades?

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi um prazer ouvi-lo no Gedei.
cumprimentos

LM disse...

Ignorância minha que trabalho no secundário mas nem queria acreditar quando há dias ouvi uma educadora a falar sobre a festa de finalistas organizada na sua escola. Nada de capas pretas na sua escola, só umas cartolas. Os meninos da pré já são finalistas. Influência da cultura americana, da dimensão espectáculo na educação, ou simplesmente lógicas de consumo, com tantos motivos para organizar uma festa de final de ano, este parece-me bastante inadequado. O dia do diploma também desconhecia e só espero que não seja obrigatório.