Um estudo hoje divulgado pelo DN, realizado pela Consumer Insight OMG, envolvendo crianças entre os 5 e os 12 anos em Portugal, revela dados verdadeiramente interessantes e a suscitar reflexão. Consideremos apenas alguns desses dados. Segundo o estudo, 80 % das marcas de produtos adquiridos pelos pais é influenciada pelas crianças. Na compra do automóvel, a influência chega a 67%. Uma em cada criança nesta idade, dos 5 aos 12, tem telemóvel. Finalmente, dos que acedem regularmente à Net, 71% fazem-no sós.
Estes dados, para além de outros, são bons indicadores do contexto em que as crianças se movem actualmente e como o mercado, que não dorme em serviço, as usa no estímulo ao consumo e escolhas por parte dos pais. Por outro lado, acentua o grau de isolamento em que muitas crianças se encontram, acabando por ficar dependentes do ecrã que têm à mão, com os riscos que daí podem advir.
Parece pois importante que, nos contextos educativos, escola e família, se dê a maior das atenções ao comportamento de consumidor e à sua formação e que a comunidade encontre cada vez melhores formas de evitar a longa e isolada exposição das crianças àquilo que, sem qualquer regulação, entra pela casa dentro.
Estes dados, para além de outros, são bons indicadores do contexto em que as crianças se movem actualmente e como o mercado, que não dorme em serviço, as usa no estímulo ao consumo e escolhas por parte dos pais. Por outro lado, acentua o grau de isolamento em que muitas crianças se encontram, acabando por ficar dependentes do ecrã que têm à mão, com os riscos que daí podem advir.
Parece pois importante que, nos contextos educativos, escola e família, se dê a maior das atenções ao comportamento de consumidor e à sua formação e que a comunidade encontre cada vez melhores formas de evitar a longa e isolada exposição das crianças àquilo que, sem qualquer regulação, entra pela casa dentro.
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