terça-feira, 3 de junho de 2008

AS CRIANÇAS E O MERCADO

Um estudo hoje divulgado pelo DN, realizado pela Consumer Insight OMG, envolvendo crianças entre os 5 e os 12 anos em Portugal, revela dados verdadeiramente interessantes e a suscitar reflexão. Consideremos apenas alguns desses dados. Segundo o estudo, 80 % das marcas de produtos adquiridos pelos pais é influenciada pelas crianças. Na compra do automóvel, a influência chega a 67%. Uma em cada criança nesta idade, dos 5 aos 12, tem telemóvel. Finalmente, dos que acedem regularmente à Net, 71% fazem-no sós.
Estes dados, para além de outros, são bons indicadores do contexto em que as crianças se movem actualmente e como o mercado, que não dorme em serviço, as usa no estímulo ao consumo e escolhas por parte dos pais. Por outro lado, acentua o grau de isolamento em que muitas crianças se encontram, acabando por ficar dependentes do ecrã que têm à mão, com os riscos que daí podem advir.
Parece pois importante que, nos contextos educativos, escola e família, se dê a maior das atenções ao comportamento de consumidor e à sua formação e que a comunidade encontre cada vez melhores formas de evitar a longa e isolada exposição das crianças àquilo que, sem qualquer regulação, entra pela casa dentro.

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