domingo, 5 de janeiro de 2014

A MINHA BOLA DE CAUTCHU

Partiu o meu ídolo de miúdo, Eusébio. Nestas alturas lembramo-nos do tempo que passou, do que se passou nesse tempo. Lembrei-me da minha grande paixão desse tempo de escola primária, a bola de futebol.
Não era fácil para a maioria de nós termos bolas de futebol a sério, na maioria das vezes jogávamos com a velha bola de trapos. A partir de certa altura começaram a aparecer uns cromos que vinham nuns rebuçados, intragáveis de tanto doce, que a D. Maria vendia no seu lugar, a lojinha onde comprávamos quase tudo, ainda não se tinham inventado as grande superfícies comerciais.  No fundo da lata dos rebuçados dos cromos, estava sempre colado um, que seria o último rebuçado a ser vendido e que dava direito a uma bola de futebol feita em cautchu, algo de inovador e inacessível à compra directa pela maioria de nós.
Quando a vigilância apertada sobre a venda de rebuçados pela D. Maria do Lugar sugeria que se estava perto do fim da lata, pegávamos nas economias que íamos fazendo com a venda no ferro-velho de algum cobre e latão que juntávamos e íamos em grupo “arrematar” a lata, isto é comprar todos os rebuçados que ainda estavam na lata e aceder, assim, à bola de cautchu.
A bola ficava cada dia em casa de um de nós. Quando chegava a minha vez ela dormia ao lado da minha almofada. E eu sonhava a noite toda com a “minha” bola de cautchu. Foram uns tempos tão bonitos.
Marquei golos fantásticos nos melhores campos do mundo, sempre pelo Benfica e ao lado do Eusébio, eu era melhor que o Torres. Até cheguei a jogar no campo do Real Madrid, onde marquei um golo depois de fintar a equipa adversária quase toda. Lembro-me tão bem, o Puskas no fim do abraça-me e diz-me “boa miúdo”. E aquela gente toda a aplaudir. Nestes sonhos que a minha bola de cautchu me proporcionava só não gostava da forma como quase sempre acabavam, a voz do meu pai a avisar-me, à saída para o trabalho, para me levantar para ir para a escola, com a minha bola de cautchu debaixo do braço, é claro, Ninguém entrava na escola tão bem acompanhado como eu.
Hoje, os que de nós sentem a magia do futebol ficaram um bocadinho mais sós.

Sem comentários: