quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

INQUIETAÇÕES - Outro diálogo improvável

Um dia destes, a Maria andava pelo pátio da escola e quase tropeçava com o Professor Velho, aquele que já não dá aulas, está na biblioteca e fala com os livros.
Olá Maria, ias distraída, nem me vias.
Ia mesmo Velho, ia a pensar numas coisas que acho que não entendo muito bem.
Conta.
Velho, oiço muitas pessoas dizer que se aprendem muitas coisas fora da escola. É verdade?
É, claro.
Então porque é que passo o dia inteiro metida na escola? Podia aprender mais coisas lá fora.
Repara que …
A minha professora está sempre a dizer que a gente aprende até morrer. Vou ter que andar esse tempo todo na escola?
Maria, acho que …
Velho, a minha professora disse que a gente se vai esquecer de muitas coisas que aprende porque não precisa de usá-las. Então porque é que não me ensinam só o que vou precisar?
Sabes que …
Velho, porque é que estão sempre a meter medo, a dizer que quando crescer é que as coisas vão ser difíceis?
Maria, espera um pouco, nem sei por onde começar …
Está bem Velho, já vi que também não sabes.
...

Sem comentários: