segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ACHAS QUE SOU CAPAZ? Outro diálogo improvável

No intervalo do primeiro dia de aulas depois das festas, o João encontrou o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros.
Olá João, tudo bem contigo? O Natal foi bom e com prendas?
Foi assim assim, o meu pai não tem trabalho e as prendas não foram muitas, mas gostei. Agora é que fiquei chateado.
Porquê?
A setôra disse-me que eu vou chumbar.
Que tu vais chumbar? Mas começou agora o segundo período, tens a certeza que ela disse que ias chumbar?
Foi Velho, ela disse que as notas tinham sido más e que assim o mais certo era chumbar.
E o que é que tu achas?
Eu tinha pensado e até disse ao meu pai que ia estudar mais e que era capaz de ter notas melhores. E disse que se fizesse assim ainda passava o ano. Mas agora a setôra diz que não acredita e fiquei com medo.
Medo de quê João?
Então Velho, se a setôra é professora, falou com os outros professores e se diz que não sou capaz é porque se calhar não sou mesmo capaz de passar.
Eu acho que ela te disse isso porque não te conhece bem, é a primeira vez que é tua professora. Eu conheço-te bem, sei que és um rapaz inteligente e quando não ficas preguiçoso és capaz de trabalha e aprender. Eu acho que tu és capaz.
Velho, tu achas mesmo que eu sou capaz de passar se trabalhar?
Tenho a certeza.
Velho, tu vais ver, vou passar, a setôra até vai ficar admirada.
Força, agora não te esqueças do que me disseste, confio em ti.

Sem comentários: