terça-feira, 1 de junho de 2021

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA. E UM DIA MUNDIAL DA ESCOLA?

 

Hoje, passando os olhos pela imprensa bem se nota que se assinala o Dia mundial da Criança.

Não tendo AEC o meu neto veio almoçar connosco e aproveitou para, uma vez que é o Dia Mundial da Criança que levará a alterações nas actividades, preparar um ternurento texto cheio de afecto para sua coleguinha mais que todas e um raminho com flores.

A conversa seguiu em torno dia mundial de …

O Simão entende que os dias mundiais devem ser de coisas que a gente gosta. Perguntámos que dia mundial era bom que houvesse. Sem hesitar afirmou que devia existir um Dia Mundial da Escola, gosta muito da escola. Este gosto mostra como é possível reconstruir trajectos que não começam bem, foi o caso do primeiro confinamento, estava ele no 1º ano e a mudança é notável para este segundo ano em que também passou por novo confinamento.

Agora adora a escola e, como tal, entende que deveria ter o seu dia mundial.

Também acho.

Os dias mundiais têm uma característica, toda a gente, incluído a imprensa, valoriza e festeja o conteúdo assinalado mesmo que tudo volte ao habitual nos dias seguintes.

E tanto que a escola está precisada de discursos e acções que valorizem, que se refiram à escola como um “monte de soluções” e não como um “monte de problemas”.

Existem demasiados discursos a cobrar à escola o que não pode dar e nem sequer é a sua função. No entanto, a culpa fica “colada”.

A esmagadora maioria dos miúdos gosta da escola, do tempo da escola, ainda que nem sempre dos conteúdos das escolas.

Os miúdos gostam da generalidade dos professores e o afecto é recíproco apesar dos sobressaltos e das dificuldades que também sabemos existirem.

Era bom que os pais e os professores se aproximassem mais e valorizem a passagem pela escola dos mais novos, é o caminho para o futuro.

A escola para ser celebrada precisa de recursos adequados e das pessoas valorizadas.

Bom, acho que o meu neto Simão tem razão. Definitivamente deveria existir um Dia Mundial da Escola.

Sem comentários: