domingo, 7 de agosto de 2016

O FACILITADOR

Paulo Portas contratado pela petrolífera mexicana Pemex

Num mercado de trabalho e numa economia sempre em mudança tomando novas qualidades, "facilitador" parece ser a mais atractiva das funções.
A coisa é simples, carreira política através do aparelhismo partidário durante alguns anos de forma a construir uma boa carteira de contactos, de preferência, de nível mundial e em seguida tornar-se consultor de grandes "players" em diversas áreas.
É dispensável ter qualquer tipo de conhecimento especializado nas múltiplas áreas que um bom "facilitado" acumula, basta gerir a agenda de contactos e mediar interesses, os interesses certos, claro.
Durão Barroso, Paulo Portas, "Dr." Miguel Relvas, Jorge Coelho, Maria Luís Albuquerque, José Luís Arnaut etc., etc., são  exemplos de facilitadores que jogam na "champions", o topo da carreira. Depois existe um outro patamar em múltiplas figuras menores, mais ou menos conhecidas, que se movem promiscuamente entre funções públicas e privadas, tudo sempre dentro da lei e muitas vezes do lado de fora da ética e da seriedade.  
É assim a vida nesta ditosa pátria nossa amada

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

As discretas "lojas" apareceram em Portugal pela mão do Marquês Pombal. Os mais destacados "lojistas" constituíram um "senado", esse sim secreto e acastelados na alta finança. O mundo move-se ao sabor da vontade destes senhores.

A propósito disso um filósofo inglês do século 19/20 disse: "A ditadura perfeita terá a aparência da democracia , uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão com a fuga. Um sistema de escravatura no qual , graças ao consumo e ao divertimento , os escravos terão amor à sua escravatura" Eis a verdadeira realidade actual...


VIVA