terça-feira, 30 de agosto de 2016

AINDA NÃO É DESTA

Ao que parece, ainda não é desta que o ano lectivo arranca com toda a gente a bordo e nos seus lugares, professores, funcionários e alunos.
É claro que existe um ganho face ao catastrófico ano de 14/15 mas as escolas ainda não têm os docentes e os funcionários de que precisam e alguns alunos ainda não conhecerão a escola.
É difícil pensar que é impossível ter antes de férias todos os professores e funcionários colocados de acordo com as necessidades e as famílias com conhecimento antecipado dos estabelecimentos em que terão os filhos.
Para além dos impactos óbvios na programação e conhecimento prévio das realidades educativas para os professores que se deslocam, também do ponto de vista pessoal a situação é lamentável. Muitos professores terão que ter a mala preparada rapidamente e de novo se fazerem à estrada, muitos num repetido e angustiante ritual há vários anos vivido. É uma experiência que rouba bem-estar, que alimenta a precariedade dos projectos de vida e da estabilidade familiar.
É uma questão de recursos? De processos? É uma fatalidade de que não nos livramos?
Ou é mesmo e fundamentalmente incompetência?

Sem comentários: