quinta-feira, 11 de agosto de 2016

MAIS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

O número de alunos que apresentou candidatura ao ensino superior na primeira fase voltou a subir, 2.8%, relativamente ao ano passado. Já em 2015 tinha subido o que não se verificava desde 2008. 
Trata-se de uma boa notícia.
O ano passado, quando se verificou a primeira subida desde 2008, alguns especialistas entendem que a subida se deverá a maior sucesso no ensino secundário, a melhoria na condição económica de algumas famílias e ao aumento de confiança na formação superior.
Espero que sejam estas as razões que sustentam a subida deste ano mas aguardemos o resultado final do acesso ao superior
É importante recordar que, contrariamente ao muitas vezes se entende, as famílias portuguesas enfrentam um dos mais caros sistemas de ensino superior da UE e da OCDE.
Por outro lado, tem vindo a instalar-se a perigosa e falsa ideia de que "somos um país de doutores". Na verdade, apesar da recuperação, temos uma das mais baixas taxas de pessoas com formação superior entre os países da OCDE.
Aliás, não cumpriremos certamente o objectivo de formação superior estabelecido na UE para 2020 mesmo com a ajuda de habilidades na oferta formativa como a "meia licenciatura".
Neste quadro, saber que está a aumentar o número de estudantes que pretende frequentar o ensino superior é mesmo uma boa notícia.

Sem comentários: