sexta-feira, 12 de agosto de 2016

DOS PILHA GALINHAS E DOS DDT

A ex-Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, afirmou em 2012 que em Portugal "ainda existe uma justiça para ricos e uma justiça para pobres".
A percepção de que assim é não se alterou, lamentavelmente. Percebemos o sistema de justiça como forte com fracos, fraco com os fortes, lenta, injusta e altamente permeável aos alçapões e manhosices por onde se escapam os da família alargada que em várias dimensões ocupam o podere, os poderes.
O Juiz Carlos Alexandre dispensou por um período de 30 dias para gozo de férias o Dr. Ricardo Espírito Santo das apresentações periódicas na PSP a que está condenado.
Está certo, o Sr. Dr. precisa de férias e o Senhor Juiz é um homem sensível e generoso.
Nada de novo, a tradição ainda é o que era, os DDT ainda que abanem continuam a ser os Donos Disto Tudo, têm é a concorrência de novos candidatos a DDT.
Fico com uma pequena dúvida, o “pilha galinhas” pequeno delinquente a cumprir a mesma pena seria também dispensado de a cumprir para poder ir de férias descansado?
Não acredito.
Também sei que se o “pilha galinhas” fosse de férias ´nunca iria “brincar aos pobrezinhos” lá para os lados da Comporta.
Será que o Sr. Dr. Juiz não olha sem um sobressalto para o efeito devastador que decisões desta natureza têm na percepção que temos do Sistema de Justiça um dos indicadores mais significativos da qualidade de uma democracia.

Sem comentários: