sexta-feira, 11 de setembro de 2015

POR UMA OUTRA EDUCAÇÃO

Tendo recebido um generoso e honroso convite vou hoje participar num debate, "Por uma outra Educação", realizado no âmbito da candidatura presidencial de Sampaio da Nóvoa. O debate realiza-se na Escola Superior de Educação de Setúbal às 16:30 e contará com a presença de Sampaio da Nóvoa.
Espero estar à altura da tarefa.
Retomo a ideia de Mandela, "A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo". Assim sendo, o futuro passa pela Educação e por uma visão que coloque a educação no centro das políticas de desenvolvimento e pelo investimento e valorização da escola e ensino públicos.
Estranhamente o tema educação esteve completamente ausente do recente e mediático debate entre António Costa e Passos Coelho, os candidatos mais fortes a gerir os destinos de Portugal o que é profundamente significativo.
Também recordo, estamos na margem sul, Sebastião da Gama, e o seu enunciado, "Pelo sonho é que vamos". Sem negar o papel estimulante e visionário do sonho, atrevo-me a reformular, "Pela educação é que vamos".
Vou partilhar algumas ideias que creio poderem constituir-se como modestos contributos, não para uma "Outra Educação", mas para uma Educação que seja mais do que Ensino e que num quadro de enorme e enriquecedora diversidade responda da melhor forma possível aos desafios que nos esperam e que por imperativos éticos não podemos deixar de enfrentar com sucesso, Equidade, Qualidade, Inclusão e Participação.
Esta resposta passará pelo investimento, valorização e confiança na escola pública, nas escolas e nos professores.
Do meu ponto de vista, Sampaio da Nóvoa em Belém e dentro dos limites constitucionais pode desempenhar um importante papel neste caminho que não podemos deixar de percorrer.
Será difícil mas é possível.

Sem comentários: