terça-feira, 22 de setembro de 2015

A EDUCAÇÃO EM DEBATE

Fica o registo de algo que é urgente, debater a educação, com agenda ideológica certamente mas fora das agendas partidárias apesar da importância e consideração que em diferentes sentidos merecem. Aqui na ESE de Setúbal com Sampaio da Nóvoa, David Rodrigues e Ana Maria Bettencourt.
O ciclo de debates em que este se inscreveu tinha como tema “Por uma outra Educação”. Procurei partilhar alguns contributos não para uma "Outra Educação", mas para uma Educação que seja mais do que Ensino e que num quadro de enorme e enriquecedora diversidade responda da melhor forma possível aos desafios que nos esperam e que por imperativos éticos não podemos deixar de enfrentar com sucesso: Equidade, Qualidade, Inclusão, Participação e Democracia.
Esta resposta terá inevitavelmente de passar pelo investimento, valorização e confiança na escola pública, nas escolas e nos professores.
Do meu ponto de vista, Sampaio da Nóvoa em Belém e dentro dos limites constitucionais pode desempenhar um importante papel neste caminho que não podemos deixar de percorrer.
Será difícil mas é possível.



Sem comentários: