sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A AVÓ QUE NÃO SABIA DE LETRAS

Hoje, não sei a que propósito, lembrei-me de uma história acontecida numa das várias conversas com grupos de pais em que regularmente participo.
Como frequentemente ocorre estavam algumas Avós. A certa altura a conversa girava em torno do que se passa em casa, dos trabalhos da escola e das dificuldades que muitos pais sentem na ajuda aos filhos, quer por razões de funcionalidade, quer porque sentem dificuldade ou desconhecimento relativamente às matérias escolares.
Uma das Avós presentes pede para intervir e explica que não sabe ler, na aldeia dela poucas raparigas foram à escola, mas que ajudou muito os dois netos que tem, eles ficavam com ela quando saíam da escola. E ajudou-os bem, disse a Avó, um é economista e o outro é arquitecto. Acrescentou ainda que até os ajudava nos trabalhos de casa. Uma senhora que estava ao seu lado não resistiu a comentar como é que Avó ajudava os netos nas coisas da escola senão sabia ler.
Com o ar que teria quando ajudava os netos, a Avó explicou à senhora que ainda só era Mãe Primeira, como sabem, ser Avó é ser mãe duas vezes, que os miúdos não precisam só das letras, precisam de aprender muitas coisas que os professores não sabem ou não podem ensinar, era isso que ela fazia. Pelos vistos bem.
É por questões deste tipo que já aqui me tenho referido ao papel que os mais velhos, muitos deles sós, poderiam desempenhar junto dos mais novos. Creio que seria bom, para uns e outros, e bem melhor que parte do trabalho que se faz em muitos espaços ao abrigo de uma coisa chamada Actividades de Extensão Curricular que em algumas situações mais provavelmente se tornam Actividades de Extinção da vontade de saber e de gostar da escola para alguma miudagem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só aprendi a andar de bicicleta, depois de ensinar o meu filho. Tal como esta Avó Coragem.