terça-feira, 1 de setembro de 2015

À ATENÇÃO DA 5 DE OUTUBRO - PRIORIDADES PARA A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Em Relatório hoje divulgado a Comissão Europeia redefine prioridades em matéria de Educação e Formação até 2020. Cito do original as seis grandes áreas de prioridades identificadas.

  
Numa nota telegráfica sublinho as prioridades 2, 4 e 6.
No que respeita à prioridade 2, educação inclusiva, por coincidência, no JN encontra-se um trabalho em que se evidenciam as enormes dificuldades porque passa o apoio educativo a alunos com necessidades educativas especiais. São referidas situações em que estes alunos apenas acedem a meia hora de apoio semanal. São, aliás, recorrentes as referências de pais, professores, técnicos ou de estruturas como a Inspecção-Geral de Educação ou do Conselho Nacional de Educação aos constrangimentos de diferente natureza, incluindo visão, atitudes e perspectivas que inibem a promoção de respostas adequadas, de qualidade e assentes em princípios de educação inclusiva as alunos com necessidades educativas especiais ou aos que evidenciem qualquer tipo de dificuldade minimizando risco de insucesso e consequente exclusão social
Ainda na prioridade 2 está incluída a promoção de competências cívicas. Trata-se sem dúvida de uma prioridade. Recordo que o MEC retirou a Formação Cívica dos conteúdos curriculares obrigatórios, uma decisão incompreensível e incompetente.
A prioridade 5, Forte Apoio aos Educadores. É sabido que os melhores sistemas educativos têm como características, entre muitas outras, a valorização e o apoio aos professores. Por cá a situação é mais do que conhecida, eu diria sofrida edis pensa comentários a não ser recomendar à actual ou futura equipa da 5 de Outubro a leitura atenta destas prioridades
A mesma sugestão no que se refere à prioridade 6 Investimento sustentável nos sistemas de educação e formação. Se atentarmos nos cortes brutais no sistema educativo, incluindo o superior e a investigação melhor se compreende como é necessária uma mudança.
Parece, pois claro, que quem vier a ocupar a 5 de Outubro tem definido um caderno de encargos que seria de desejável e urgente concretização.
A ver vamos.

Sem comentários: