quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CENSURADO. RETIRE-SE DE PUBLICAÇÃO

"ICS suspende revista por causa de artigo com graffiti de “gosto duvidoso"

Nada parece já surpreender-nos por estes tempos.
O director do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, José Luís Cardoso, mandou suspender a revista Análise Social do seu site por nela constar um ensaio de um investigador sobre os graffiti no qual apareciam imagens recolhidas pelas paredes de Lisboa que criticavam o Governo e alguns empresários. A justificação do Director prende-se com as imagens que considerou "chocantes, ofensivas e de gosto duvidoso".
A utilização de mensagens desta natureza é objecto frequente de estudos de âmbito académico, nomeadamente, na áreas das designadas Ciências Sociais. Aliás, o autor, Ricardo Campos, tem obra publicada, justamente, sobre esta matéria e o Conselho Editorial da revista tinha aprovado a publicação
A decisão, parece claro, sem precedentes e apesar de uma tentativa de justificação atabalhoada, remete para o entendimento de que o Sr. Director julga seu dever determinar o que deve ser estudado e como deve ser apresentado, melhor dizendo, nada de incomodar quem não deve ser incomodado.
Atitudes desta natureza contrariam o que deve ser a investigação, interrogar, estudar, sem preconceitos ou medo de desagradar ao poder, seja ele qual for.
Esta decisão, do meu ponto de vista, envergonha a universidade. Aguardo com alguma curiosidade as reacções.

Sem comentários: