quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O SOL NASCE PARA TODOS, A CRISE E AS DIFICULDADES NÃO

"País tem mais 10 mil milionários"

É mesmo verdade. A crise e a austeridade, contrariamente ao que acontece com o Sol, não nascem para todos.
Segundo o Relatório "Global Wealth Report 2014", do Credit Suisse, divulgado por estes dias, que avalia a evolução da riqueza no mundo e respectivas desigualdades, nos últimos dois anos mais 21172 portugueses atingiram, pelo menos, um milhão de dólares. Aliás, no ano em curso existem já mais 10 777 novos "remediados" com, pelo menos, um milhão de dólares.
O Relatório, considerandos os dados mundiais, reafirma a conclusão de que os tempos de crise acentuam o fosso entre ricos e pobres. 
Nada de novo, apesar dos discursos com que nos querem convencer de que as assimetrias no rendimento de ricos e pobres e na distribuição da riqueza se vão esbatendo, às vezes torturando alguns números para que a realidade pareça diferente, um estudo do Banco Central Europeu conhecido em Julho revelava que em Portugal o peso da fortuna dos mais ricos é superior ao que se acreditava, um quarto da riqueza pertence a 1% da população.
Considerando os nove países da zona euro analisados, Portugal é o terceiro país com uma maior concentração da riqueza, atrás da Áustria e da Alemanha.
Também sabemos que a esta concentração corresponde uma das maiores assimetrias da Europa entre o rendimento da minoria mais favorecida e os mais pobres que se acentua com a crise como o Relatório agora conhecido confirma.
Como algumas vezes oiço alguém referir, falamos de pobreza, quando o nosso problema é com a riqueza, está mal distribuída e todos queremos ser ricos, muito ricos. É neste quadro que se acentua e promove a desregulação que leva ao enorme fosso entre os mais ricos e os mais pobres.
Nós precisamos de combater a assimetria da distribuição da riqueza e produzir mais riqueza, precisamos de combater mordomias e desperdício de recursos e meios ineficientes e muitas vezes injustificados que alimentam clientelas e interesses outros. Nós precisamos de combater a teia de protecção legal e política aos interesses dos mercados e dos seus empregados que conflituam com os interesses das pessoas.
O que precisamos é de coragem e visão sem subserviência ao ditado dos mercados e dos seus agentes para definir modelos económicos, sociais e políticos destinados a pessoas e não a mercados ou a grupos minoritários de interesses.

Como vamos conseguir?

Sem comentários: