quinta-feira, 30 de outubro de 2014

COISAS DE MIÚDOS, COISAS DE GRAÚDOS

"Passos Coelho: Debate sobre austeridade é “infantil”"

Passos Coelho afirmou ontem que o debate sobre "crescimento ou austeridade" é “infantil”. Não vou discutir a opção do Primeiro-ministro obedecendo cegamente ao diktat da troika, ou seja, dos mercados, quase todos conhecemos, melhor, sentimos os efeitos dessa obediência.
O que gostava de partilhar, certamente acharão disparate, é a irritação que me causa a frequência com se adjectiva o comportamento negativo dos adultos recorrendo às comparações com os miúdos, Em algumas circunstâncias, acho mesmo que é uma injustiça, quando não um insulto
Se bem repararmos, muitos de nós, quando entendemos que alguém, nos discursos ou nas atitudes, mostram algo que nos desagrada, independentemente das razões e do que seja, logo afirmamos “parecem miúdos” ou “piores do que os miúdos”, “é uma infantilidade”, etc., etc. No fundo, parece que os adultos quando se portam mal agem como miúdos, quando se portam bem, bom, nesse caso serão adultos.
Por outro lado, curiosamente, também é verdade que quando olhamos para alguns dos comportamentos que achamos, mal ou bem, mais positivos facilmente achamos “que interessante, parece mesmo um adulto”.
Resumindo, quando os adultos afirmam ou realizam algo que nos desagrada, parecem miúdos e os miúdos quando são “certinhos” parecem adultos.
Será isto que se entende por trocas entre gerações?
Quando quiserem avaliar comportamentos ou discursos dos adultos deixem os miúdos de fora. Têm tempo de lá chegar.

Sem comentários: