terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A RESPOSTA DOS ESPANHÓIS A FERREIRA LEITE

O El País publicou um trabalho dedicado ao Dr. Jardim, o Alberto João. Trata-se de uma peça bastante interessante que pode ser lida em:
http://www.elpais.com/articulo/reportajes/Presidente/eterno/elpepusocdmg/20090125elpdmgrep_6/Tes
É sobretudo interessante pelo enorme conjunto de calúnias que lança sobre a cândida e angélica figura de Alberto João. Considera, por exemplo, que ele deprecia, insulta e incomoda os seus adversários. Descreve como, com os fundos de origem nacional e da União Europeia à sua disposição, o Dr. Alberto João executa o seu princípio político “com milhões faço inaugurações, com inaugurações ganho eleições”. Fala das suas reconhecidas qualidades de democrata, de como o controlo apertado da comunicação social estrutura uma máquina de propaganda e asfixia a liberdade de opinião. O trabalho do El País insinua também, caluniosamente é claro, que a administração regional é uma estrutura pesada sob apertada supervisão do governo regional. Ao jornalista mereceu também destaque a existência de um regime de incompatibilidades único e que permite aos membros do governo regional a realização de negócios com toda a tranquilidade.
Quando li a peça na sua totalidade fiquei chocadíssimo. Como é possível alguém, que se diz jornalista e pertencente a um importante jornal, inventar tamanha monstruosidade sobre a figura respeita e respeitadora do Dr. Alberto João. Oxalá ele não se fique e proteste veementemente ou, até mesmo, que invada Madrid e lhes dê duas palmadas. No entanto, na minha opinião, trata-se de uma resposta dos espanhóis à extraordinária intervenção de Ferreira Leite, gritando num comício que o PSD não tem medo dos espanhóis.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só não é ditador na acepção completa do termo porque a Madeira não é um território independente e porque a constituição não o permite. Mas o principal está lá, camuflado sob o manto da democracia. Parabéns ao El País pelo magnífica e exacta caracterização.

Unknown disse...

Realmente já não há sentido de decência, 'estes romanos... perdão, espanhóis, estão doidos!'
Foi por estas e por outras que surgiu o ditado 'de Espanha, nem bom vento, nem bom casamento.'
Mas... ai se o Sr Alberto os apanha... Ainda decide passar o carnaval em Madrid (e passear-se em cuecas na capital)... Aí eles vão ver o que é bom para a tosse, ai vão vão!!