domingo, 11 de janeiro de 2009

REFORMAR, MAS DEVAGAR

Dos 25 Serviços de Urgência Básica que fazem parte da rede de urgência, para além das urgências hospitalares, previstos para estar em funcionamento em 2008 apenas nove estão a funcionar, pouco mais de um terço. A situação não se torna muito evidente porque a Ministra Ana Jorge travou o encerramento do atendimento nocturno nos SAP.
Ao ímpeto reformista de Correia de Campos, o incompreendido, sucedeu a brandura de Ana Jorge e devagar, devagarinho lá se vai andando.
A nossa sorte é que, exceptuando o sazonal e rápido surto de gripe, os portugueses são um povo resistente, o que se tem aguentado aumenta a eficácia dos nossos sistemas de defesa. Quando, apesar disso, lá vem alguma coisa, primeiro tenta-se a auto-medicação, há sempre qualquer coisa que alguém tem que faz muito bem a isso, seja lá o que for. Se não resultar, passar umas horas nas urgências hospitalares também é uma hipótese com a vantagem da partilha e do convívio.
Assim, a reforma andou mais devagar em 2008. No entanto, acredito que em 2009 o ímpeto reformista do governo possa dar um bom empurrão aos Serviços de Urgência Básica. É que vamos ter eleições que, é básico, dão urgência a serviços novos.

Sem comentários: