segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CARTA DA MASSA DE AR POLAR AOS PORTUGUESES

Portugueses,
Eu, abaixo assinada Massa de Ar Polar, venho por este meio assumir a responsabilidade pela onde de frio que vos tem apoquentado. Não era de todo minha intenção levar-vos tanta friagem. Tinha até combinado com O Sr. Eng. Sócrates que passaria mais pelos lados da Madeira para congelar o Dr. Jardim. O problema é que, sem querer, vi-me empurrada por aquele maluco instável que é o Anti-ciclone dos Açores que, para se vingar das dúvidas do Prof. Cavaco quis trazer frio para Belém.
Como é costume entre vós, portugueses, logo toda a gente desata a culpar toda a gente. Poupem-se, a culpa foi exclusivamente minha. Achei por bem vir até aqui mais ao sul e esqueci-me que, que para vós, frio é nevar na Serra da Estrela e depois sim, adoram engarrafá-la para ver a neve e escorregar em sacos de plástico que depois ficam muito coloridamente a enfeitar a paisagem. Alguns de vocês até vão fora de portas à procura do frio e da neve, como o Dr. Portas, que trocadilho engraçado, que se desloca a Aspen que, claro, não tem nada a ver com a Serra da Estrela e a sua pindérica pista de esqui.
Termino, reafirmando a minha total responsabilidade pelos inconvenientes do frio e de algumas horas passadas na estrada, mas também sei que vocês adoram passear de carro. Por favor, não culpem as estruturas de protecção civil que, coitados, fazem o que podem e, como sabem, podem pouco, pois se aparece muita chuva é um problema, se aparece muito calor é outro problema e nem sabem para onde se virar. Não culpem também o Governo que se tem esforçado tanto para vos dar um clima temperado, mas como diz o ditado “o tempo não está na nossa mão”.
Prometo que não vos volto a visitar este ano e aceitem as minhas calorosas (sem ironia) saudações,
A Massa de Ar Polar

Sem comentários: