terça-feira, 27 de janeiro de 2009

INVESTIGUE-SE COM AVISO PRÉVIO E HORA MARCADA

O Sr. Bastonário dos advogados ataca de novo. Atira-se contra os mandatos de busca em branco e fala até, no seu estilo sniper, em terrorismo de estado. Pois o Sr. Bastonário tem razão. As pessoas sob investigação deveriam ser avisadas com, pelo menos, uma semana de antecedência sobre a “visita” das autoridades judiciais. Idealmente combinar-se-ia a hora mais conveniente para não incomodar a vida de cada um, as pessoas deveriam ser informadas com toda a clareza sobre os elementos que iriam ser procurados e seria solicitada a sua maior colaboração nas diligências. É assim que deveria ser. O Povo vai pensar que, se assim fosse, as pessoas ou instituições sob investigação teriam tempo suficiente para eliminar elementos eventualmente comprometedores, protegendo-se eficazmente da investigação. Mas não, pelo contrário, poderiam era ir adiantando os elementos, organizando-os em dossiers temáticos, com guias de leitura de modo a que a árdua tarefa de investigação ficasse mais facilitada porque, como toda a gente sabe, não há ninguém, sobretudo se tiver culpas no cartório, que não adore ser sujeito a uma investigaçãozinha de vez em quando.
O Sr. Bastonário, que por hábito atira a tudo que mexe, deveria pensar na velha ideia de “quem muito fala pouco acerta”. É com intervenções deste tipo que se alimenta a ideia de que a justiça protege os fortes, mesmo que o Sr. Bastonário queira aparecer com defensor dos mais fracos. Trata-se da retórica dos direitos individuais. Como se a sua salvaguarda fosse com equidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Devo lembrar que quando a Dra. Fátima Felgueiras fugiu para o Brasil avisaram-na com antecedência, O mesmo aconteceu com o Pinto da Costa quando fugiu para Espanha, Idem para Mãe afectiva da Esmeralda.

Não acha melhor que haja um aviso de busca em vez de um telefonema SOS VOZ AMIGA de alguém do ministério público ou da Judiciária ou do Ministério da Justiça?

Abraço
A.C.

Zé Morgado disse...

Caro A.C., gosto da ideia do SOS Voz Amiga