sexta-feira, 6 de maio de 2016

ENSINO PÚBLICO, ENSINO PRIVADO, CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO. Não vale a apena

Continua a efervescência no mercado da educação com a decisão do ME de não estabelecer contratos de associação com estabelecimentos de ensino privado relativos a novas turmas quando na mesma área geográfica exista resposta nas escolas públicas.
Já foi dito tudo, quer por quem entende e aceita a decisão, quer por quem a contesta. Não vale a pena acrescentar algo, aliás, haverá pouco a acrescentar.
Não vale a pena insistir que é fundamental a existência de ensino privado.
Não vale a pena insistir que quando não existe resposta pública na área geográfica se justifica o estabelecimento de contratos de associação que financiem a resposta dada pelos estabelecimentos privados.
Não vale a pena insistir que a qualidade é um exclusivo dos estabelecimentos privados pelo que se estão a privar as crianças de ensino de qualidade. Com é óbvio, existe qualidade e mediocridade nos dois subsistemas, público e privado.
Também não vale a pena insistir numa falácia a que chamam de liberdade de educação, coisa que evidentemente não existe nem querem, evidentemente.
Não vale a pena instrumentalizar os alunos para patéticas manifestações.
Não vale a pena argumentar com a instabilidade criada ao assistir à instabilidade fabricada.
Não vale a pena argumentar com a ameaça de diminuição do emprego (que existirá e pode ser preocupante mas … é o mercado) quando os amigos da “liberdade de educação” não se ouviram face às dezenas de milhares de professores que saíram do sistema educativo, mais por causa das políticas educativas, encerramento de escolas, aumento do número de alunos por turma, alterações na organização dos currículos e dos professores, construção de mega-agrupamentos, etc., que das alterações demográficas.
Não vale a pena instrumentalizar as crianças na “defesa da escola” quando não se ouviram em defesa das crianças que viram as suas escolas encerradas e que passaram a fazer quilómetros diariamente sem “liberdade de escolha”.
Não vale a pena, ouvi hoje de manhã na TV, um senhor Director de um estabelecimento de ensino privado afirmar que se está a criar “refugiados”. Tenha juízo Sr. Director, deixe-se demagogias e seja sério.
Não vale a pena insistir na ideia de que financiar estabelecimentos de ensino privado quando ao lado existe resposta na escola pública estão a defender um qualquer direito.
Não vale a pena insistir, as sociedades abertas, com mercados abertos assumem … o funcionamento dos mercados com a lei da oferta e da procura e não à custa do financiamento público.
Não vale a pena insistir que gente que pensa como eu tem os filhos em estabelecimentos privados. Só posso falar por mim, o meu filho fez todo o trajecto escolar, do 1º ciclo ao doutoramento, em escolas públicas. Se voltasse atrás assim seria.
Não vale a pena …

Sem comentários: