segunda-feira, 9 de maio de 2016

DA SÉRIE "METE-ME ESPÉCIE". "OS OUTROS INTERESSES"

Passos Coelho na sua actual deriva entendeu por bem afirmar que provavelmente o Ministro da Educação “representa outros interesses” que não os da comunidade.
Estamos habituados a que em política, em particular no pântano da partidocracia em que nos atolámos de há muito, a política deixou de ser a defesa e promoção do bem-estar comum mas uma cuidadosa gestão dos famosos “interesses de ocasião” e, naturalmente, dos interesses da própria partidocracia.
No entanto, “mete-me espécie” que seja Passos Coelho a clamar contra isto.
Foi Passos Coelho o “bom aluno” que a mando dos mercados defendeu uma austeridade fundamentalista que promoveu pobreza, desemprego e exclusão nos portugueses.
Foi Passos Coelho aprofundou assimetrias na distribuição dos rendimentos não beliscando seriamente os grandes interesses dos mercados.
Foi Passos Coelho que deu cobertura à protecção da banca à custa dos contribuintes  e alimentou, como todos os que o antecederam e lhe sucederão, a distribuição de muitos “jobs” por “boys” e “girls” com o cartão certo.
Foi com Passos Coelho que foi eliminado o requisito da falta de resposta da escola pública para que se estabelecessem contratos de associação com estabelecimentos privados.
Não, não estou a defender o Ministro nem o Governo PS. Não tenho agenda partidária, não me orgulho nem me queixo, a partidocracia fizeram de mim um abstencionista ou um votante em branco na generalidade das eleições legislativas.
Aliás, tenho aqui expresso algum desacordo com várias medidas do ME.
Trata-se apenas de uma reacção ao despudor de Passos Coelho, igual ao manifestado na sua apregoada ausência de inaugurações, e que mostra com clareza porque falo do pântano da partidocracia.

Sem comentários: