domingo, 25 de setembro de 2011

BOTAS COM SOLA DA MARCA PENEU

Este fim-de-semana realiza-se no Meu Alentejo a Feira da Senhora d'Aires, uma das maiores no Alentejo.
Ontem o dia acordou embrulhado e o Mestre Marrafa dizia-me "traz água, estamos na Senhora d'Aires, há sempre água". Escudado com a confiança no Instituto de Meteorologia, disse-lhe que não e continuámos a apanhar a azeitona para retalhar. Uns minutos depois, começou a cair uma chuva miudinha o que levou os olhos pequeninos do Mestre Marrafa a rirem-se para mim que confio nas previsões dos cientistas, e a significarem "a Senhora d'Aires traz sempre água".
Precisando de renovar o calçado de trabalho e de facas novas, à tarde fui feirar. Na banca do calçado observava a oferta variada e procurava umas botas como as do costume, sola de pneu.
O feirante ia sugerindo tudo o que lá tinha e às tantas pareceu perceber o que eu queria mesmo, botas com sola de pneu que já não se encontram muito facilmente. Foi à ponta da banca e traz-me com ar de vendedor satisfeito o produto que eu queria. Olhei para as botas um pouco desconfiado pois não pareciam ser as velhas botas com sola de pneu.
O vendedor mostra-me então que eram, sim senhor, o que eu queria. As botas tinham inscrito na sola, feita com borracha vulgaríssima, a marca "PENEU". Fiquei perplexo a olhar para as botas que, lá num cantinho, tinham ainda um discreto "made in China".
Arranjei uma desculpa e desandei esmagado pelo empreendedorismo de uma economia global. Botas com sola "PENEU", ainda não digeri, é de mais para mim numa feira do Alentejo.
Para que nem tudo corre mal, encontrei facas eram das que queria, as de Joaquim Franzina, da Azaruja, duram, cortam bem, são bonitas e são portuguesas.

1 comentário:

anónimo paz disse...

O Zé Portuga tem um despertador made in Japan.
Sabonete made in France.
Máquina de barbear made in China.
Camisa made in Sri Lanka.
Jeans made in Singapura.
Torradeira made in Germany.
Máquina de calcular made in Korea.
Bebe sumo de laranja produced in Israel.
Rádio made in India.
Carro made in France.
Telemóvel made in Finland.
Come pizza made in Italy.

Depois de um exaustivo dia procurando trabalho, chega a casa calça sandálias made in Brazil prepara uma bebida produced in Escócia liga televisão made in qualquer coisa senta-se em sofá made in Noruega e desabafa:

PORQUE RAZÃO É QUE NÃO CONSIGO ARRANJAR EMPREGO EM PORTUGAL!!!...


saudações