quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O LEITE, A ESCOLA DA CÂMARA E OS COMPRIMIDOS

Três notas sobre a actualidade.
O leite vai subir cerca de 15.6%, 10 cêntimos por litro. Razão mais apontada, o abaixamento da produção. As causas mais referidas pelos produtores para este e abaixamento remetem para o aumento dos custos de produção e a carga enorme de burocracia e dificuldades no licenciamento de explorações, que leva ao abandono de milhares de pequenos produtores e a uma fraca atracção pelo sector para novos investimentos. A PAC deve ser isto.
As autarquias vão receber mais competências no sector da educação. Ficarão com a tutela das escolas até ao final do 3º ciclo, 9º ano. Independentemente da bondade, maior ou menor, da medida, a educação é uma área sempre interessante para as autarquias devido ao fortíssimo impacto que o sector para o cidadão, o eleitor. Parece que as autarquias ficarão com o pessoal não docente e o ME com o pessoal docente. Sendo a gestão da responsabilidade de um docente, teremos dois grupos de profissionais com duas tutelas administrativas sob uma liderança funcional. Como é que as autarquias gerirão as escolas se não têm responsabilidade total sobre quem nelas desempenha funções? Os professores ficarão numa estranha espécie de “outsourcing”, ou seja, toda a estrutura é das autarquias menos o corpo docente. Que implicações terá ainda esta extensão das competências em educação, em muitas autarquias que parecem ter como prioridade a construção e manutenção de rotundas?
Parece que a maior resistência à utilização da unidose em alguns medicamentos e patologias vem da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. A medida terá um importante impacto, comprovado por estudos do Instituto de Qualidade na Saúde e da Associação Nacional de Farmácias, nos custos para utentes e Estado. Estranha a resistência da APIFARMA? Não, a saúde não é um serviço e um direito, é um negócio.
Síntese. O pessoal vai dedicar-se a beber os sumos “de plástico” sem qualidade mas baratos, o pessoal na escolaridade obrigatória vai poder voltar a dizer “anda na escola da câmara” e o médico diz-me para comprar uma caixa com 50 comprimidos e para tomar dois por dia durante três dias. Está certo.

Sem comentários: